INTELLIGENZA

Geral

6 dicas para melhorar a experiência do colaborador

O reconhecimento de uma empresa como um bom lugar para trabalhar mostra seus esforços para melhorar a experiência do colaborador. Isso quer dizer que o modo como ele se sente e enxerga a empresa em que atua, faz com que seu senso de pertencimento seja mais ou menos aguçado.

Ter essa imagem é importante não apenas para a produtividade, mas também para que tanto os clientes, quanto o mercado em geral percebam os diferenciais da organização — dentro das ações de employee experience muitas estratégias podem ser usadas para atração e retenção de talentos.

Neste post trazemos a definição de experiência do colaborador e suas vantagens para a empresa. Continue lendo para conferir 6 dicas de como essa experiência pode ser melhorada e agregar valor ao negócio!

O que é experiência do colaborador?

Também chamado de employee experience, pode ser entendido como o modo com que os profissionais sentem e interagem no ambiente de trabalho. É o resultado dos efeitos causados por ações protagonizadas pela empresa ao longo da trajetória de cada pessoa.

Desde o início do relacionamento, logo na admissão, cada colaborador começa sua história e passa a vivenciar suas experiências. Das atividades diárias, relacionamento com a liderança, participação em projetos e resultados alcançados, tudo isso, faz parte da construção de melhoria da experiência do colaborador.

Durante todo o tempo de permanência e vínculo do colaborador com a empresa ele coleta e absorve as mais diversas informações e práticas corporativas. A forma como isso acontece, pode ser positiva ou negativa, o que fornece embasamento para que a empresa seja ou não considerada uma marca empregadora.

Quais as vantagens de investir nessa prática?

Assim como existem estratégias para oferecer uma boa experiência ao cliente no intuito de conquistar a tão sonhada fidelização, também os colaboradores podem ser o centro de atenção de empresas que desejam atrair e reter os talentos de alta performance.

Portanto, investir no employee experience agrega valor ao negócio, transforma para melhor o ambiente interno enquanto aumenta a visibilidade da organização. A partir da visão positiva dos colaboradores, de fora para dentro, a empresa passa a ser vista de outra maneira.

Nesse contexto, os colaboradores ativos e satisfeitos dificilmente pensarão em deixar a empresa para buscar novas oportunidades. Esse é um fator importante, pois reduz as ocorrências de absenteísmo e, seguindo o ritmo, as temíveis taxas de turnover.

Enquanto isso, muitos profissionais que estão à procura de uma empresa para desenvolver suas carreiras, mostram interesse em trabalhar em um lugar que se preocupa em oferecer uma boa experiência a seus colaboradores.

Como melhorar a experiência do colaborador? 6 dicas incríveis para aplicar na sua empresa

Existem diversos caminhos que a empresa pode seguir para aprimorar e melhorar a experiência do colaborador. Selecionamos 6 iniciativas com efeito positivo para você implementar no ambiente de trabalho e garantir maior satisfação do público interno!

1. Cuide da estrutura e do ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho é aquele em que a empresa oferece condições físicas e emocionais para que os colaboradores executem bem suas atividades. Para cumprirem uma jornada produtiva, é importante que as pessoas se sintam confortáveis.

Das estações de trabalho e equipamentos seguros às dependências como banheiros, locais de descanso e refeitórios, por exemplo, quanto mais estruturado for o ambiente, maior será o nível de engajamento e motivação.

Tenha em mente que a empresa é como uma segunda casa, onde os colaboradores passam boa parte do dia, logo, é um local que deve no mínimo, trazer uma sensação de familiaridade e algum tipo de conforto, ainda que a relação seja definida por um contrato de trabalho.

2. Treine e capacite seus colaboradores

O treinamento e capacitação dos colaboradores é uma forma de dizer a eles que a empresa acredita em seu potencial e se compromete a desenvolver suas habilidades e competências. Mais que salários e benefícios, os profissionais da atualidade estão interessados em oportunidades, desafios e crescimento.

Essa é uma das estratégias importantes do employee experience, uma vez que os colaboradores se sentem valorizados, potencializam o conhecimento e melhoram suas entregas. Nessa troca, tanto empresa, quanto a força de trabalho são beneficiados por uma experiência enriquecedora.

3. Invista em uma comunicação clara e transparente

Muitas empresas pecam na comunicação interna deixando que os ruídos sejam responsáveis pela transmissão de uma mensagem equivocada. Dependendo da situação, a falha desse processo pode acarretar danos no relacionamento e até financeiros.

Esse é um dos maiores desafios em organizações com um número elevado de colaboradores ou que atuam com setores descentralizados. Por isso, investir em uma comunicação clara e transparente é uma ação relevante para a experiência dos funcionários.

Importante salientar, que quando falamos de uma comunicação clara, estamos nos referindo à troca institucional de informações, por canais oficiais da empresa. Além do processo formal é indispensável que as lideranças sejam preparadas para intermediar e alinhar qualquer tipo de informação que a empresa deseja disseminar no ambiente de trabalho.

4. Ouça os colaboradores

Se a empresa deseja uma relação de confiança em um cenário de colaboração e integração, precisa dar voz a seus colaboradores. Em muitos momentos a opinião, crítica ou sugestão de um profissional pode mudar os rumos e os resultados de um negócio, trazendo melhoria para a experiência do colaborador.

Os profissionais que atuam na ponta, em questões operacionais e lidam no dia a dia com os processos costumam ter maior propriedade para falar sobre um projeto, até mesmo que a própria liderança. É fundamental que os líderes sejam parceiros das suas equipes, valorizando a contribuição de cada um, exaltando seu conhecimento.

5. Foque na integração

Você já deve ter ouvido o ditado “ninguém é uma ilha”, logo, pertencer e fazer parte de um grupo é importante para qualquer profissional que anseia o crescimento. Como parte primordial dessa jornada, a integração cria vínculos com a organização e com os colegas de trabalho.

Em um ambiente integrado, de gestão colaborativa, muitas ideias podem surgir a partir das conversas, debates e reuniões promovidas com o objetivo de aproximar as pessoas. São momentos que significam muito para os colaboradores, que tratam de criar uma identidade única para a marca.

6. Invista em soluções tecnológicas

Em um mundo cada vez mais digital, investir em sistemas e soluções que ajudem o RH a ser mais estratégico, facilitar a gestão das lideranças e dar maior autonomia de trabalho aos colaboradores, pode transformar a experiência e ser a chave de sucesso do negócio.

A tecnologia é um potente mecanismo de melhoria da experiência do colaborador, considerando seu potencial de integração e alcance, inclusive online. Soluções como o Workforce Software e o SAP SuccessFactors, por exemplo, são verdadeiros trunfos para empresas que desejam se destacar e ter vantagem competitiva.

Esses são dois importantes produtos do portfólio da Intelligenza, especialista em serviços de consultoria e tecnologia SAP. Focados na resolução dos problemas dos clientes e na qualidade das soluções estratégicas de atualização dos processos e fortalecimento dos times, temos o compromisso com a efetividade nas entregas e agilidade nos projetos.

Nosso propósito é ajudar sua empresa a ir cada vez mais longe, para transformar e melhorar a experiência do colaborador por meio das excelentes condições de trabalho. Com boas ferramentas, será mais fácil reter os melhores talentos e aprimorar o desempenho da empresa como um todo.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para conhecer as soluções da Intelligenza e deixar que nossos especialistas ajudem você a encontrar o que faz mais sentido para os propósitos da sua empresa!

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?