A comunicação interna é uma ferramenta de gestão que deve ser usada de forma estratégica, para assegurar o uso transparente das informações que circulam dentro da organização.
A comunicação interna é um tema recorrente para a área de Recursos Humanos devido à complexidade de dissociá-la do mero contexto da informação. Sua abrangência vai além dos murais de recados ou publicações na página interna da organização.
Embora a informação seja importante, sem a comunicação para conectar os departamentos e pessoas, se tornará pouco efetiva. É fundamental assegurar que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva.
Neste post, vamos explorar o conceito de comunicação interna e sua importância no ambiente corporativo. Continue lendo e veja a diferença entre comunicar e informar, além dos benefícios de uma comunicação interna bem aplicada!
Por que a comunicação interna é tão importante
Uma das principais razões para promover e melhorar a comunicação interna é o alinhamento. A uniformidade e conformidade das operações de uma organização, dependem dos colaboradores saberem o que deve ser feito.
As instruções devem chegar para todos, sincronizadas, facilitando o entendimento e a execução no tempo previsto. Quando a mensagem é transmitida com transparência e objetividade, o fluxo de trabalho tende a se desenvolver em um nível elevado de qualidade.
Quando os colaboradores são envolvidos por uma boa comunicação organizacional e informações detalhadas sobre os projetos, desempenham melhor suas funções, motivados pelo sentimento de pertencimento.
Com isso, o engajamento aumenta e as entregas se tornam mais eficientes. Antes de iniciar qualquer tipo de trabalho, a prioridade é assegurar que todos tenham entendido as etapas e os resultados almejados.
A comunicação interna tem um papel essencial nesse processo, pois, sem ela, o risco de má interpretação, desencontro de informações e retrabalho, podem ser inevitáveis, o que compromete e impacta os objetivos organizacionais.
As diferenças entre a informação e a comunicação
Existe uma diferença entre a divulgação de informações e a comunicação interna. Enquanto a primeira pode circular livremente, a segunda requer um monitoramento, para garantir uma transmissão homogênea do seu conteúdo.
A tecnologia facilita o curso e a velocidade da informação, oferecendo diversos canais de compartilhamento. Embora seja um benefício da inovação, é importante ter cuidado com o uso de ferramentas e métodos para implementação da comunicação interna.
O ideal é eleger um ou dois canais oficiais, para centralizar a comunicação interna de modo que seja possível confirmar que todos — gestores e equipes — foram notificados e estão cientes das mesmas informações.
Se a empresa deseja que as informações mais importantes e prioritárias cheguem aos profissionais em tempo hábil, com coerência e confiabilidade, não basta apenas informar, mas fazer da comunicação uma força estratégica de gestão.
O fortalecimento da interação e sintonia entre gestores e times parte das informações bem alinhadas e organizadas, de acordo com as expectativas do negócio sem, contudo, deixar de lado as aspirações dos talentos.
Todas as decisões tomadas pela gestão, afetam diretamente o quadro funcional, por isso, a cada mudança e novidade, para a saúde do clima organizacional, a comunicação interna deve ser o primeiro passo, antes que as informações se espalhem desencontradas.
Benefícios de colocar a comunicação interna em prática
Em toda empresa, mesmo que sem um desenho concreto, existe missão, visão e valores. Para que os colaboradores estejam sintonizados a esses conceitos é preciso que saibam o que se passa dentro do ambiente onde trabalham.
Se a empresa deseja contar com a dedicação dos profissionais mais talentosos, deve inseri-los nas principais decisões, deixando claro o que espera de cada um e como deseja que se comportem.
A comunicação interna deve ser usada como meio de proporcionar maior segurança e melhor visão do negócio aos envolvidos. Como estratégia organizacional, é uma potente ferramenta que traz benefícios em médio e longo prazo.
Alinhamento estratégico
Quando falamos de alinhamento, não basta apenas delegar tarefas e estabelecer os prazos de entrega. É preciso envolver os colaboradores, mostrar quais são os objetivos e metas da empresa, e onde eles se encaixam para que os resultados sejam efetivos.
Um negócio pode sofrer influências internas e externas, por isso, quando todos conhecem a direção será mais fácil visualizar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para se comprometer com mais entusiasmo e aumentar a competitividade.
Aumento da produtividade
Profissionais engajados e participativos são mais produtivos — a boa comunicação é determinante para mostrar aos colaboradores, o quanto são importantes e fundamentais para o sucesso da organização.
Com uma comunicação interna aplicada corretamente, os processos são mapeados, otimizados e conduzidos a uma execução sem gargalos, ou seja, todos desempenham suas funções em um ritmo simultâneo e complementar.
O bom relacionamento vertical e horizontal abre espaço para um diálogo saudável, com troca de ideias e informações em prol da melhor forma de tornar cada projeto bem-sucedido, para toda a organização e não para um grupo isolado.
Fortalecimento da cultura organizacional
A cultura de uma empresa tem grande influência sobre o modo como os profissionais se identificam e se reconhecem dentro do contexto organizacional. Essa é talvez uma das principais motivações de permanência da atualidade.
Quanto mais confortável, envolvente e desafiador o ambiente de trabalho, maior será o desejo de aplicação do conhecimento. A comunicação interna ajuda a fortalecer os laços e fomentar nos profissionais, o desejo genuíno de se desenvolver e crescer junto com a empresa.
As situações de conflitos, dificuldades de relacionamento ou insegurança quanto ao futuro dentro da empresa, deixam de existir quando os colaboradores percebem os esforços da gestão, para manter o ambiente saudável.
Valorização dos talentos
Uma marca empregadora é aquela que se preocupa em oferecer um ambiente de trabalho acolhedor e, sobretudo, com propostas claras de desenvolvimento profissional e crescimento na carreira.
Dessa forma, quem está dentro não deseja partir tão cedo e quem está fora aguarda ansiosamente a oportunidade de entrar. É assim que uma empresa pode vencer a concorrência, ou seja, atraindo os melhores talentos para colaborar com os projetos em andamento.
Para isso, as políticas de valorização devem se mostrar eficientes e aplicáveis, pois no mercado, muitas empresas se movimentam para melhorar a imagem, com estratégias consistentes de consolidação da marca.
Os profissionais da atualidade já não se detêm apenas por altos salários ou benefícios atraentes. Eles desejam mais e estão em busca de desafios que permitam um envolvimento completo.
Como a comunicação interna pode ajudar nesse sentido? Ao divulgar a cultura organizacional, os métodos de trabalho e as políticas de reconhecimento e valorização, interna e externamente, farão os colaboradores se sentirem ativos e satisfeitos em fazer parte da empresa.
A tendência é que eles sejam, naturalmente, promotores da marca, estimulando outros profissionais a desejarem o mesmo. O modo de expressar e “vender” a empresa onde trabalham, traduz a ideia de melhor lugar para trabalhar — uma estratégia inteligente de branding.
Como a tecnologia pode ajudar a aprimorar a comunicação interna nas empresas?
As soluções tecnológicas utilizados em diversas estruturas do negócio podem ser eficientes quando se trata da comunicação interna. A informação veiculada por meio de vídeos, e-mails ou programas integrados terá assimilação adequada às perspectivas da empresa.
Utilizar canais oficiais, que mantenham a audiência contínua dos colaboradores é a melhor forma de tornar a comunicação um recurso estratégico de gestão. É preciso despertar não apenas o interesse, mas a ansiedade saudável de saber sobre as novidades.
A gestão que mira o crescimento e a vantagem competitiva, precisa enxergar na comunicação interna, uma das principais aliadas de integração, por isso, encontre mecanismos para fidelizar os seus talentos ao transmitir e compartilhar as informações mais importantes da sua empresa.
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